domingo, 12 de junho de 2011

Começam testes com chip implantado no cérebro

Começam testes com chip implantado no cérebro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/02/2006
Interface cérebro-computador
O físico Stephen Hawking é mundialmente conhecido, tanto pelo seu trabalho de divulgação científica, quanto pela sua capacidade de se comunicar, apesar da doença degenerativa que o imobiliza há anos.
Em sua última aparição pública, no final do ano passado, ele se comunicava acionando o computador apenas com o movimento dos olhos, o último que lhe resta.
Agora, os deficientes físicos, mesmo aqueles totalmente paralisados, têm uma nova esperança. A FDA, órgão de saúde norte-americano, liberou os primeiros testes clínicos com uma nova tecnologia, que permite que uma pessoa controle um computador por meio de um chip implantado em seu cérebro.
BrainGate
Chamada BrainGate ("portal do cérebro"), a nova interface neural foi projetada para permitir que os deficientes com imobilidade motora possam se comunicar, ou mesmo acionar equipamentos por meio de um computador, como telefones, TV, as luzes da casa ou qualquer outro dispositivo que possa ser acoplado ao PC.
O chip implantado no cérebro é um sensor do tamanho de um comprimido, que contém centenas de finíssimos eletrodos de ouro. No caso do BrainGate, ele é implantado na área do cérebro responsável pelos movimentos. Mas, em outras aplicações, ele poderá também ser implantado em outras áreas do cérebro, responsáveis por outros processos corporais.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010180060203

Nenhum comentário:

Postar um comentário